logo casio

Dias Tecnologia Viva

Os Dias Tecnologia Viva voltaram

Os “Dias Tecnologia Viva” são uma iniciativa do Grupo de trabalho Casio+ da Associação de Professores de Matemática, com o apoio da Casio Portugal.
Pretendemos proporcionar uma utilização da tecnologia Casio tanto a nível básico como avançado na área da Matemática e das Ciências Físico-Químicas.

Tire uma manhã para refletir sobre as vantagens da utilização da tecnologia na sala de aula,
juntando-se a nós nos Dias da Tecnologia Viva.

tabela

Programa

8h30 • Recepção
9h00-9h10 • Sessão de abertura
9h10-9h30 • Novas Tecnologias disponíveis.
9h30-10h30 • Sessão plenária “Como deve a calculadora ser usada nos exames?” por Professor Doutor Jaime Carvalho e Silva - Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra
10h30-11h00 • Intervalo
11h00-13h30 • Sessões Prática (SP1, SP2, SP3, SP4) **
13h30 • Encerramento, com o sorteio de 3 calculadoras gráficas (2 fx-CG20 e 1 fx-CG50) e 1 calculadora cientifica fx-991SPX.
** No Funchal o encontro termina às 17h00
14h30-17h00 • Sessões Prática (SP1, SP2, SP3, SP4) - repetição
17h00 • Encerramento, com o sorteio de 3 calculadoras gráficas (2 fx-CG20 e 1 fx-CG50) e 1 calculadora cientifica fx-991SPX.

Nota: para as sessões práticas será fornecido calculadoras e sensores

 

Sessão plenária

Em Portugal (e noutros países) surge regularmente a controvérsia sobre o lugar das calculadoras científicas e gráficas na escola, em particular sobre o seu uso nos exames. Numa altura em que nalguns locais se usam já tablets ou a internet nos exames, ou se planeia fazê-lo, a controvérsia sobre o uso de calculadoras em exames merece uma análise séria. Nesta conferência iremos usar exemplos de alguns países onde as calculadoras científicas ou gráficas são usadas nos exames, tentando perceber porque as administrações educativas desses países o fazem e discutindo se essas ideias são válidas para Portugal.



Sessão Prática 1
Iniciação à calculadora gráfica

Esta sessão foi pensada de acordo com os programas em vigor, as respetivas metas e pretende facilitar a articulação e flexibilização curricular com recurso à tecnologia.
Irá ser feita uma apresentação geral dos vários menus, com especial incidência nos de cálculo, estatística, gráfico e equação, utilizando os modelos Casio CG50 e/ou CG20.
Serão propostas tarefas, reconhecendo as funcionalidades e potencialidades da calculadora na resolução e discussão das mesmas.
Serão ainda dadas informações sobre a atualização do software e utilização do modo exame.

 

Sessão Prática 2
Gráficos 3D

A calculadora gráfica fx CG50 permite a representação de gráficos em 3D.
Nesta sessão, resolvendo tarefas de aplicação na sala de aula, pretendemos reconhecer matematicamente combinações de gráficos 3D e relacionamentos interativos entre 2 ou 3 gráficos; investigar a relação entre expressões e gráficos 3D; visualizar as interações mais importantes entre linhas, planos e esferas; facilitar a resolução de problemas com retas, linhas, planos, esferas e cilindros.


Sessão Prática 3
Calculadora científica no 3º ciclo

A CASIO CLASSWIZ pertence a uma nova geração de calculadoras científicas que promove uma melhor compreensão de conceitos matemáticos. Entre as novas funcionalidades com interesse pedagógico, destaca-se a possibilidade de criar
gráficos on-line (gráfico circular, gráfico de barras, diagrama de extremos e quartis, representação gráfica de uma função, etc.) que podem ser visualizados num tablet ou num smartphone, através de um código QR.
Se os formandos trouxerem o seu tablet ou smartphone com a aplicação já instalada, a relação entre as duas tecnologias poderá ser mais explorada.
A aplicação pode ser obtida gratuitamente na Play Store ou APP Store.


Sessão Prática 4
Atividades Laboratoriais do atual programa de física.

Usar a calculadora gráfica na recolha e tratamento de dados é hoje em dia uma realidade.
Nesta sessão pretendemos fazer a ligação da calculadora a equipamento de recolha de dados e usando os sensores realizar atividades de laboratório com o respetivo tratamento de dados.
Nesta sessão será fornecido os protocolos para as atividades laboratorias do 10º e 11º ano.

INSCREVA-SE